Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Edward Snowden: "As pessoas ainda são impotentes, mas estão conscientes"

Cinco anos depois de divulgar informações confidenciais que comprovaram a existência de programas de espionagem de cidadãos por parte da NSA e de uma série de grandes empresas, Edward Snowden não mostra quaisquer arrependimentos e, apesar de existir uma certa impotência para combater a vigilância em massa, o informático exilado acredita que o povo está mais alerta hoje do que em 2013.

Edward Snowden: "As pessoas ainda são impotentes, mas estão conscientes"
Notícias ao Minuto

22:50 - 04/06/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo The Guardian

Edward Snowden afirmou que não tem quaisquer arrependimentos relativamente à divulgação de ficheiros da NSA, precisamente há cinco anos, e congratulou-se pelo impacto que esta teve nos governos, nos serviços de inteligência e empresas do ramo da internet.

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, um dos jornais a quem Snowden revelou as informações confidenciais, o ex-funcionário da NSA reiterou que o impacto das suas revelações mudou o mundo para melhor e recusa a ideia de que nada tenha mudado.

“As pessoas dizem que nada mudou, que ainda há vigilância em massa. Não é assim que se mede a mudança. Se olharmos para antes de 2013 e para o que aconteceu entretanto, tudo mudou”, disse Snowden.

Recordando o dia 4 de junho de 2013, quando se encontrou com os jornalistas Glenn Greenwald e Laura Poitras, Snowden contou como, quando acordou, as suas revelações estavam a passar em todas as televisões. Nesse momento, contou, soube que a sua vida tinha mudado para sempre. “Foi assustador mas libertador. Houve uma sensação de finalidade. Não havia voltar a dar”.

Para o ex-funcionário da NSA, o mais importante foi o despertador das pessoas. “O governo e o setor corporativo aproveitavam-se da nossa ignorância. Mas agora já sabemos. As pessoas estão atentas. As pessoas ainda estão impotentes para os parar, mas estão conscientes. As revelações tornaram a luta mais equilibrada”, disse Snowden.

O informático garantiu ainda que não sente qualquer arrependimento. “Se eu quisesse estar seguro, não teria deixado o Hawai [onde trabalhou para a NSA]”.

Edward Snowden está exilado em Moscovo e é considerado um dos homens mais procurados do mundo. As suas revelações, em 2013, demonstraram a existência de uma série de programas secretos da NSA e de outras empresas para ter acesso, ilegalmente, a informações confidenciais dos cidadãos.

Por ter divulgado essas informações confidenciais, Snowden é procurado pelas autoridades de vários países, em particular os Estados Unidos e o Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório