Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

População e autoridades moçambicanas abatem dois suspeitos atacar aldeias

A população e as autoridades moçambicanas mataram na última madrugada mais duas pessoas suspeitas de pertencerem a grupos armados que têm atacado povoações no norte do país, disse hoje à Lusa fonte das autoridades.

População e autoridades moçambicanas abatem dois suspeitos atacar aldeias
Notícias ao Minuto

22:18 - 04/06/18 por Lusa

Mundo Moçambique

Uma patrulha conjunta percorreu o mato e encontrou um grupo, junto a um riacho.

Vários elementos fugiram, mas dois supostos atacantes foram abatidos, suspeitando-se que fossem estrangeiros e que não conhecessem o terreno, acabando encurralados, referiu a mesma fonte.

As autoridades já tinham anunciado no sábado a morte de outros nove suspeitos durante uma operação noturna, no mato, realizada em conjunto, na noite de sexta-feira, pelas forças de defesa e segurança com a população.

As perseguições têm sido feitas nas imediações de Quissengue, aldeia do posto administrativo de Olumbi, zona do distrito de Palma onde no dia 27 de maio foram decapitados dez residentes.

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, tem sido alvo de ataques de grupos armados desde outubro de 2017, causando um número indeterminado de mortes e deslocados.

Um estudo divulgado em maio, em Maputo, aponta a existência de redes de comércio ilegal na região e a movimentação de grupos radicais islâmicos, oriundos de países a norte, como algumas das raízes da violência.

Diversos investimentos estão a avançar na província para exploração de gás natural dentro de cinco a seis anos, no mar e em terra, com o envolvimento de algumas das grandes petrolíferas mundiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório