Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Sobe para 62 número de mortos devido a erupção de vulcão na Guatemala

Das vítimas mortais, 13 já foram identificadas.

Sobe para 62 número de mortos devido a erupção de vulcão na Guatemala
Notícias ao Minuto

20:29 - 04/06/18 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Autoridades

O Instituto Nacional de Ciências Forenses da Guatemala afirmou que o número de mortos causado pela erupção de um vulcão na Guatemala é de pelo menos 62. Das vítimas mortais, afirma a Associated Press, 13 já foram identificadas. 

As equipas de emergência continuam à procura de vítimas, sendo que o número de mortos tem vindo a subir ao longo do dia. 

Por esse motivo, é expectável que o número de mortos possa voltar a subir.

Muitos dos cadávares têm sido encontrados debaixo de toneladas de cinza. 

O vulcão, situado a oeste da Cidade da Guatemala, entrou em violenta erupção no domingo, cobrindo as aldeias circundantes de cinzas incandescentes e lava que deram aos residentes nas imediações pouco tempo para fugir.

A agência nacional de gestão de desastres, CONRED, indicou que há pelo menos 46 feridos, um número que preveem possa aumentar nas próximas horas.

De acordo com as autoridades, 3.100 pessoas de povoações na região foram retiradas das habitações devido à queda das cinzas, que afetam uma área onde residem cerca de 1,7 milhões de pessoas.

O instituto de sismologia guatemalteco anunciou que o vulcão, de 3.763 metros de altura, está a voltar à atividade normal, mas advertiu que as ravinas, de até 80 metros de profundidade, estão cheias de matéria vulcânica, não excluindo a ocorrência de uma nova erupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório