Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 20º

Edição

Baleia comeu 80 sacos plásticos e não resistiu. Morreu na Tailândia

Os 80 sacos plásticos pesavam cerca de 8 kg.

Baleia comeu 80 sacos plásticos e não resistiu. Morreu na Tailândia

Uma baleia-piloto morreu no sul da Tailândia depois de engolir 80 sacos de plástico. A informação foi avançada pelas autoridades tailandesas, de acordo com as quais a baleia vomitou cinco sacos durante uma tentativa frustrada de salvamento por parte de funcionários da conservação da província de Songkhla.

Um especialista da marinha, citado pela BBC, defendeu que os sacos, no total, pesavam cerca de 8 kg, o que impedia a baleia de se alimentar.

Um relatório internacional recentemente divulgado alertou que a quantidade de plástico no oceano poderia triplicar numa década, a menos que a sociedade começasse a adotar comportamentos mais conscientes.

A Tailândia é um país que recorre ao uso frequente de sacos de plástico e, por isso mesmo, o Governo anunciou no mês passado que ponderava começar a cobrar uma taxa pela sua utilização, à semelhança do que já acontece em Portugal.

Acredita-se que os sacos plásticos sejam responsáveis pela morte de centenas de animais marinhos todos os anos.

A baleia-piloto que acabou por morrer foi encontrada, já doente, na passada segunda-feira num canal na Tailândia. Consequentemente, as autoridades ambientais usaram barcos para tentar ajudar o animal a flutuar e alimentaram-no durante uma semana, mas ele acabaria por não resistir.

O biólogo marinho Thon Thamrongnawasawat disse à Agência France-Presse que os sacos teriam impossibilitado a baleia de comer alimentos nutritivos: "Se tens 80 sacos de plástico no estômago, morres".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório