Procurar

Autoridades ordenam prisão de mulher que denunciou assédio sexual

A Procuradoria-Geral do Egito ordenou hoje a prisão preventiva de uma mulher libanesa por ter insultado o país num vídeo publicado na rede social Facebook.

Autoridades ordenam prisão de mulher que denunciou assédio sexual

© Reuters

Lusa
02/06/2018 17:49 ‧ há 7 anos por Lusa

Mundo

Egito

Mona Mazbuh, que estava de férias no Cairo, foi presa na quinta-feira antes de sair do país, depois do vídeo ter sido difundido nas redes sociais.

O procurador-geral, Nabil Sadeq, determinou que Mazbuh permaneça quatro dias em prisão preventiva para que seja investigada por estes insultos, que são puníveis por lei, informou a agência oficial, MENA.

No vídeo de dez minutos, Mazbuh contou que dois arrumadores de carros a assediaram sexualmente na rua, queixou-se do comportamento dos condutores da Uber, proferiu insultos contra os egípcios em geral e assegurou que o país está cada vez pior.

Entre os impropérios, disse que se sente "feliz com o que está a fazer" o presidente Abdelfatah al Sisi, com o povo, desejando que venha outro mandatário "mais injusto" para converter os egípcios em "mendigos".

Antes de ser presa, segundo o jornal oficial, Al Ahram, Mazbuh publicou outro vídeo pedindo desculpas e dizendo que se tinha queixado apenas junto do seus contactos pessoas.

As autoridades egípcios redobraram as detenções das vozes dissidentes no país e, nas últimas semanas, prenderam ativistas e bloggers por críticas nas redes sociais.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10