Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA vão pedir aos participantes da OEA para suspender Venezuela

O vice-presidente dos Estados Unidos da América vai pedir aos países participantes na assembleia-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que se vai realizar em Washington entre domingo e terça-feira, que aproveitem a ocasião para suspender a Venezuela deste organismo.

EUA vão pedir aos participantes da OEA para suspender Venezuela
Notícias ao Minuto

03:00 - 02/06/18 por Lusa

Mundo Assembleia Geral

Mike Pence vai fazer o pedido no decorrer de uma receção que o número dois do Departamento de Estado, John Sullivan, convocou para segunda-feira na Casa Branca, destinada a membros das delegações que vão participar na assembleia-geral, informou na sexta-feira à Efe um funcionário da Casa Branca.

Na Casa Branca, Mike Pence "fará pessoalmente um apelo aos países" do continente americano com preocupações semelhantes em relação à Venezuela para que votem na terça-feira a suspensão do país da OEA, durante a sua 48.ª assembleia-geral, precisou esta fonte.

Para que a Venezuela seja suspensa da OEA é preciso que 24 dos 35 países membros (dois terços) votem a favor da proposta.

Na prática, a suspensão de um estado da OEA implica que o país deixe de participar em todas as atividades e programas do organismo, como os que visam o combate à corrupção ou a promoção da segurança e dos direitos.

A assembleia anual é o órgão supremo da OEA e nela se decide a ação e a política do organismo, se determina a estrutura e as funções dos seus órgãos e se coloca à consideração qualquer assunto de especial importância no continente americano.

A Organização dos Estados Americanos aprovou em maio a inclusão da situação na Venezuela na agenda oficial da sua assembleia-geral, embora ainda não seja final porque tem de ser aprovada na primeira sessão plenária.

Em abril de 2017, a Venezuela solicitou, formalmente, a sua saída da OEA, mas esta está por efetivar porque o processo leva dois anos a concluir.

O governo de Nicolás Maduro acusou os países da OEA e o secretário-geral deste organismo, Luis Almagro, de encorajar, com as suas críticas, a violência nas marchas antigovernamentais que ocorreram há um ano no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório