Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 31º

Coreias regressam a conversações militares a 14 de junho

Reunião marcada dois dias depois da data prevista para a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.

Coreias regressam a conversações militares a 14 de junho

As delegações da Coreia do Norte e da Coreia do Sul aceitaram encontrar-se numa reunião de alto nível na fronteira que separa os dois países, dois dias depois da data prevista para a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, embora a celebração desta esteja ainda em dúvida.

A última vez em que ambos os países, tecnicamente ainda em guerra, tiveram este tipo de encontros para liviar tensões regionais foi em outubro de 2014.

As duas Coreias decidiram ainda abrir um gabinete de ligação fronteiriço "o quanto antes" e realizar uma reunião entre os respetivos representantes da Cruz Vermelha, no dia 22 de junho, para organizar um encontro de famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

O objetivo da reunião de hoje era começar a implementar o que ficou acordado entre as duas Coreias na declaração conjunta do passado dia 27 de abril, quando foi decidido aprofundar a cooperação e trabalhar para a paz e a "total desnuclearização" da península coreana.

A recente aproximação entre as duas Coreias sofreu alguma perturbação em meados deste mês, quando Pyongyang cancelou repentinamente esta reunião de alto nível originalmente marcada para 16 de maio e condenou as manobras aéreas conjuntas dos EUA e da Coreia do Sul.

Os contatos foram recuperados depois da reunião realizada de surpresa no último sábado entre o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, o segundo encontro entre ambos após a cimeira de 27 de abril.

A reunião no sábado também serviu para voltar a colocar em cima da mesa a possibilidade de encontro entre Kim e Trump, depois de o presidente norte-americano o ter cancelado na quinta-feira passada.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório