Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pedro Sánchez será o novo primeiro-ministro de Espanha

O líder do PSOE vai assumir o cargo após a moção de censura aprovada esta sexta-feira. o novo primeiro-ministro de Espanha.

Pedro Sánchez será o novo primeiro-ministro de Espanha
Notícias ao Minuto

10:55 - 01/06/18 por Pedro Filipe Pina com Lusa

Mundo Espanha

Sai Mariano Rajoy, entra Pedro Sánchez. 

Foi aprovada a moção de censura ao governo do PP, liderado por Mariano Rajoy.

Uma maioria de 180 deputados em 250 votou favoravelmente a moção de censura. Na sequência, o líder dos socialistas, Pedro Sánchez, assume a presidência do governo de Madrid.

Pedro Sánchez irá agora liderar os destinos do governo no que falta da legislatura, até 2020, isto após Rajoy ter liderado os destinos do país durante os últimos seis anos. Falta apenas a comunicação oficial ao rei, Felipe VI. Tal comunicação deverá ser feita pela presidente do Congresso dos Deputados ainda hoje, para que o líder do PSOE tome posse na próxima segunda-feira.

Apesar de apenas ter 84 dos 350 deputados do parlamento espanhol, o partido socialista (PSOE) conseguiu reunir o apoio de 180 deputados, incluindo os do Unidos Podemos (Extrema-esquerda, 67), da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC, separatistas, 9), do Partido Democrático e Europeu da Catalunha (PDeCAT, separatistas, 8), do Partido Nacionalista Basco (PNV, 5), do Compromís (nacionalistas valencianos, 4), do EH Bildu (separatista basco, 2), e da Nueva Canarias (nacionalista, 1).

O campo contra a moção contou com 169 votos divididos pelos deputados do PP (134), do Cidadãos (direita liberal, 32), a União do Povo de Navarra (UPN, regional, 2) e o Foro Asturias (regional, 1). O único deputado da Coligação Canária (regional) absteve-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório