Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Idosos roubados em 60 mil euros por falsos funcionários do Santander

Carol Williams, a mulher de John, a vítima da burla padece de cancro do pulmão em fase terminal, algo que também ajudou a toldar o pensamento do idoso.

Idosos roubados em 60 mil euros por falsos funcionários do Santander
Notícias ao Minuto

22:24 - 30/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fraude

Carol e John Williams foram vítimas de um fraude que lhes custou cerca de 60 mil euros, ou seja, as poupanças de uma vida.

Os burlões conseguiram enganar o casal fazendo-se passar pelo departamento de fraude do Santander. Das centenas de chamadas que fizeram, a maior parte falharam mas ao ‘apanharem’ o casal em sofrimento, devido à condição da mulher, Carol, que está, segundo escreve o Mirror, doente com cancro do pulmão e à beira da morte, conseguiram levar a burla avante.

Seriam sete da manhã de um dia da semana quando, após ter deitado Carol, John recebeu uma chamada no telefone de casa. De acordo com a informação apresentada pelo aparelho a chamada vinha do Santander. O homem não fazia ideia que era possível usar-se a identificação de outros números e, por isso, atendeu o telefone e falou com alguém que se apresentou como Christopher.

O suposto trabalhador do Santander colocou a John algumas questões básicas de segurança, obtendo resposta.

Depois, Christopher pediu a John para aceder ao seu computador remotamente e de forma a poder ajudá-lo a criar uma conta segura, onde poderia guardar as suas poupanças até os problemas de segurança estarem solucionados.

“Eu estava um bocado em pânico e por isso aceitei a ajuda”, disse John ao tabloide britânico. Porém, achei aquilo suspeito e liguei para os serviços de apoio ao cliente do Santander [para o número que lhe aparecia no computador] do meu telemóvel. Era uma página falsa que os burlões tinham criado quando entraram no meu computador, por isso falei com um cúmplice do esquema. Naturalmente, essa pessoa disse-me que seria melhor fazer mover o dinheiro para essa conta segura”, revelou ao jornal.

Ainda desconfiado, John voltou a ligar para o banco, mas para o contacto inicial que tinha apontado. Christopher atendeu e disse-lhe que que tinha existido uma transação de o pagamento de cerca de 18 mil euros iria sair da sua conta pela manhã caso este não agisse. Seguir-se-iam outros dois pagamentos, num total de mais de 40 mil euros.

Entretanto, duas horas haviam-se passado, John estava exausto e sem saber qual dos dois trabalhadores do Santander era real, e por isso, confiou em Christopher, dando-lhe a password de acesso à sua conta. Quase de imediato 60 mil euros foram roubados da sua conta em três parcelas movidas para duas contas noutros bancos, também elas esvaziadas momentos depois.

O Banco Santander, ocorrente da situação, recusa-se a reembolsar o idoso. “Estamos solidáros com o casal Williams e com todos os que foram enganados por esquemas semelhantes. Infelizmente, mesmo após vários avisos, o Senhor Williams cedeu a sua informação confidencia aos burlões que lhe bloquearam o acesso à sua conta”, defendeu o banco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório