Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Moçambique suspende atividade mineira com riscos para população

O Governo moçambicano suspendeu as operações da companhia mineira chinesa Haiyu, anunciou hoje a Amnistia Internacional (AI), organização que em março acusou a empresa de ter agravado inundações que há três anos desalojaram 290 pessoas no norte.

Moçambique suspende atividade mineira com riscos para população
Notícias ao Minuto

06:21 - 30/05/18 por Lusa

Mundo Amnistia Internacional

"Com tantas vidas em risco, a decisão do Governo é bemvinda", referiu Deprose Muchena, diretor regional da AI para a África Austral, citado num comunicado da organização.

"Contudo, se o Governo de Moçambique estiver determinado em proteger os Direitos Humanos da população de Nagonha, é essencial que a comunidade seja genuinamente consultada em todas as discussões, por forma a facilitar um acesso equitativo e efetivo à Justiça", acrescentou.

Em causa está a exploração de areias pesadas na localidade costeira de Nagonha, província de Nampula, norte de Moçambique.

Segundo o relatório da AI, intitulado "As nossas vidas não valem nada - o custo humano da exploração mineira chinesa em Nagonha", apresentado em março, em Maputo, as operações transformaram a topografia da área, o que afetou o sistema de drenagem das zonas húmidas daquela comunidade.

Com a chuva que caiu em 2015, 48 casas foram destruídas e 290 pessoas ficaram desalojadas, consequência das operações realizadas pela empresa, de acordo com o relatório.

O consultor ambiental da Haiyu, Amilcar Marremula, tinha anunciado em abril ao jornal diário O País que os problemas estavam ultrapassados.

A Haiyu tem explorado areias pesadas em duas concessões em Nampula (Nagonha e Sangage) desde 2011, extraindo minerais como ilmenite, titânio e zircão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório