Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Golpe de Estado de 2016: Turquia lança operação para deter 41 oficiais

A polícia turca lançou hoje uma operação para deter 41 oficiais do Exército por suspeitas de alegada ligação ao movimento do clérigo Fethullah Gülen, acusado por Ancara de organizar um golpe de Estado falhado em 2016.

Golpe de Estado de 2016: Turquia lança operação para deter 41 oficiais
Notícias ao Minuto

09:29 - 29/05/18 por Lusa

Mundo Suspeitas

A operação foi lançada simultaneamente em 16 províncias do país, tendo já sido detidas 17 pessoas, informou o jornal Hürriyet.

Desde o início do mês, cerca de 500 membros do Exército foram detidos por uma alegada participação no movimento.

O governo do partido islâmico do AKP, que no passado era um aliado próximo do clérigo, acusa a rede Gülen de ter organizado o golpe.

Depois do golpe de Estado falhado, os dirigentes turcos lançaram purgas de uma amplitude inédita visando inicialmente os presumíveis apoiantes de Gülen, antes de as estenderem ao movimento pró-curdo e aos jornalistas críticos.

Cerca de 50.000 pessoas foram presas e mais de 100.000 despedidas ou suspensas, nomeadamente militares, magistrados e professores.

As autoridades turcas rejeitam as acusações de atentar contra as liberdades, afirmando que lutam contra o "terrorismo" no âmbito do estado de emergência em vigor desde o golpe de Estado falhado.

Ancara acusa o clérigo Gülen, de ter orquestrado a tentativa de golpe de Estado, o que o interessado desmente categoricamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório