Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente italiano encarrega Cottarelli de formar governo

Depois da reunião da manhã desta segunda-feira com Sergio Mattarella, o ex-diretor dos assuntos fiscais do FMI terá de formar governo.

Presidente italiano encarrega Cottarelli de formar governo
Notícias ao Minuto

11:53 - 28/05/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Itália

Chumbado o nome de Giuseppe Conte para formar governo em Itália, cabe agora a Carlo Cottarelli formar um executivo na instável Itália.

O ex-diretor dos assuntos fiscais do FMI foi convocado pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, e, no final da reunião, foi anunciado que Cottarelli foi encarregue de formar governo em Itália. 

Esta solução, contudo, deverá ser temporária até que os italianos voltem às urnas. Ao que tudo indica, Cottarelli recebe um mandato para formar um governo de gestão até que novas eleições sejam marcadas. 

Depois de escolher os restantes nomes para formar o executivo, Cottarelli terá de ver o seu governo aprovado pelo parlamento italiano, um cenário bastante improvável.

Caso o parlamento não aprove o novo governo, terão de ser marcadas novas eleições. 

A Itália está sem governo desde o passado dia 4 de março. No rescaldo dessas eleições, que deram a vitória aos partidos eurocéticos em detrimento dos partidos tradicionais, o Movimento 5 Estrelas (M5S), de Luigi di Maio, e a Liga, de Matteo Salvini chegaram a um acordo para um governo de coligação.

Os dois partidos, vistos como anti-sistema e anti-europeia - e a Liga como extremamente xenófoba pelas suas posições contra a imigração - propuseram o professor Giuseppe Conte para liderar o executivo. No entanto, uma das condições decididas pelo presidente italiano é que o ministro da economia não poderia ser anti-europeísta. 

Ora, o nome escolhido para os dois partidos para esta pasta foi o de Paolo Savona, de 81 anos, conhecida pelas suas posições contra o Euro. 

Por esse motivo, Mattarella decidiu rejeitar o executivo do M5S e da Liga e, esta segunda-feira, optou por encarregar um homem da sua confiança para liderar um governo que poderá nunca chegar a ver a luz do dia. 

Carlo Cotarelli, bastante crítico relativamente ao M5S e à Liga, é diretor do Observatório das Contas Públicas da Universidade Católica de Milão e foi diretor do Departamento de Assuntos Fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório