Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Presidente iraniano vai à China em junho para salvar acordo nuclear

O Presidente iraniano, Hassan Rohani, vai participar num encontro com os seus homólogos chinês e russo em junho na China numa tentativa de salvar o acordo nuclear, ameaçado recentemente pela retirada dos EUA, foi hoje anunciado em Pequim.

Presidente iraniano vai à China em junho para salvar acordo nuclear
Notícias ao Minuto

09:25 - 28/05/18 por Lusa

Mundo Encontro

"O Presidente Rohani vai reunir-se com o homólogo chinês Xi Jinping à margem da cimeira de Chefes de Estado da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) a 09 e 10 de junho em Qingdao", disse o ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi.

"O presidente russo, Vladimir Putin, também estará presente na cimeira", disse Wang.

A Organização de Cooperação de Xangai (SCO) é uma organização regional intergovernamental que reúne oito países, incluindo as antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central, Rússia, China e Índia. O Irão tem estatuto de estado observador.

O ministro chinês não disse se o acordo nuclear com o Irão estará na agenda do encontro.

A UE, a China e a Rússia querem que o Irão permaneça no acordo. No entanto, Teerão disse esperar ações concretas dos europeus para decidir se o acordo pode ser salvo.

O acordo foi concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- EUA, Rússia, China, França e Reino Unido --, mais a Alemanha) e visa, em troca de um levantamento progressivo das sanções internacionais, assegurar que o Irão não desenvolva armas nucleares.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a 08 de maio a retirada dos Estados Unidos do acordo de 2015 sobre o programa nuclear iraniano, destinado a impedir a República Islâmica de se dotar de armas nucleares, por considera-lo demasiado brando.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório