Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

YouTube bloqueado durante um mês no Egito devido a filme polémico

Caso arrastava-se há vários anos nos tribunais. ‘A Inocência dos Muçulmanos’, filme divulgado através do YouTube, gerou enorme onda de contestação e violência em vários países muçulmanos.

YouTube bloqueado durante um mês no Egito devido a filme polémico
Notícias ao Minuto

08:26 - 28/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Processo

O tribunal administrativo do Egito decretou que o YouTube vai estar banido no país durante um mês, devido a um polémico filme que gerou enorme contestação.

Esta decisão põe fim a um processo que já se arrasta há praticamente seis anos. Em 2012, um filme amador, de 14 minutos, intitulado ‘A Inocência dos Muçulmanos’, dirigido pelo cristão copta Nakoula Basseley Nakoula, egípcio naturalizado norte-americano, levou a grandes manifestações um pouco por todo o mundo muçulmano.Em causa, está a sátira ao profeta Maomé. 

Na sequência dos protestos, dirigidos sobretudo contra os Estados Unidos, por não terem impedido o lançamento do filme, 30 pessoas morreram.

Um ano depois do lançamento de ‘A Inocência dos Muçulmanos’, um tribunal egípcio ordenou que o Youtube, que divulgou o filme, fosse encerrado durante um mês. A autoridade reguladora egípcia recorreu da decisão, com o caso a arrastar-se na justiça durante vários anos.

No passado sábado, o impasse finalmente chegou ao fim e o tribunal administrativa, cuja decisão não poderá ser alvo de recurso, decretou que a rede social vai mesmo estar bloqueada no país durante um mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório