Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Barco parte da Faixa de Gaza para tentar romper bloqueio israelita

Um barco vai partir na terça-feira da Faixa de Gaza, para tentar "romper o bloqueio" israelita imposto ao enclave desde há dez anos, anunciou hoje o comité do movimento de protesto "Grande Marcha do Retorno", iniciado a 30 de março.

Barco parte da Faixa de Gaza para tentar romper bloqueio israelita
Notícias ao Minuto

18:56 - 27/05/18 por Lusa

Mundo Dia na Terra

A "Grande Marcha do Retorno" foi convocada pelo movimento radical palestiniano Hamas, no âmbito do Dia na Terra. Os palestinianos da faixa de Gaza, território entre Israel, Egito e o Mediterrâneo, estão a reunir-se desde então para denunciar o bloqueio israelita, e exigir o regresso dos refugiados palestinianos perseguidos que fugiram das suas terras em 1948, após a criação do Estado de Israel.

"Anunciamos a partida do primeiro navio da faixa de Gaza para o mundo na próxima terça-feira, às 11:00 [08:00 GMT]. Vai transportar pessoas doentes, estudantes e diplomados no desemprego", segundo o militante dos direitos humanos Salah Abdel Ati.

Por seu turno, o Ministério da Defesa de Israel anunciou hoje que o país começou a construir uma barreira marítima no norte da faixa de Gaza, para impedir possíveis infiltrações no enclave palestiniano.

O perigo da entrada de palestinianos em Israel pelo mar é um motivo de inquietação para as comunidades israelitas vizinhas da Faixa de Gaza, pelo que as autoridades avançaram com a construção de uma barragem "impenetrável", ao lado da praia de Zikim, alguns quilómetros a norte.

De acordo com o Ministério da Defesa de Israel, esta barreira é única no género, no mundo, e deverá estar concluída no final de 2018.

O objetivo é impedir a entra de elementos do Hamas, acusado de mobilizar palestinianos para ataques contra Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório