Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Banido de equipa por causa de óleo que toma para ataques epiléticos

C.J. Harris ia jogar pela universidade de Auburn mas sonho pode ficar por terra por causa de tratamento que faz para epilepsia.

Banido de equipa por causa de óleo que toma para ataques epiléticos
Notícias ao Minuto

23:44 - 25/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um jogador da liga de futebol americano escolar, que toma óleo de canabis para prevenir ataques epiléticos, foi classificado como inelegível para jogar a nível universitário, uma decisão que está a causar polémica.

C.J. Harris é um jogador do liceu Warner Robins, que foi crucial para levar a equipa ao campeonato estadual, e estava escalado para jogar pela universidade de Auburn na próxima temporada, explica a CNN.

No entanto, recebeu uma notificação da universidade onde foi informado que a liga universitária de futebol americano, a NCAA, não o deixará jogar se continuar a tomar óleo de canabis.

De acordo com as regras da NCAA, nenhum jogador pode ter tetraidrocanabinol (THC) no sangue. O THC, um dos ingredientes ativos da canabis, tem aplicações medicinais mas é psicotrópico, ou seja, afeta o sistema nervoso central.

O óleo de canabis que Harris toma tem menos de 0,3% de THC na sua composição mas sendo identificado no seu sangue, impede a sua entrada na liga.

O presidente da Epilepsy Foundation norte-americana já se expressou publicamente sobre esta matéria, alertando a NCAA para que volte atrás na sua decisão e reveja as suas normas. “Apelamos à NCAA para que reveja as suas normas atuais sobre THC e para que estude possíveis exceções para permitir que jogadores que estejam a ser tratados, como o C.J., possam perseguir o seu sonho de jogar futebol universitário”, indicou Phil Gattone através de comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório