Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

#ParedesQueBuscan: Murais com graffiti para procurar crianças perdidas

A iniciativa conta com o apoio de vários artistas urbanos.

Notícias ao Minuto

08:45 - 25/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Argentina

Caras de crianças têm aparecido pintadas em graffiti pelas paredes de Buenos Aires, na Argentina, com o objetivo de tentar ajudar a encontrá-las.

A iniciativa partiu do grupo privado Crianças Desaparecidas Argentina, que sob o slogan #ParedesQueBuscan se juntou a um grupo de artistas urbanos locais que esperam que o seu trabalho ajude a procura a tornar-se mais visível.

"Queria comunicar o seu olhar, é o mais forte, por isso é que a imagem tem impacto e por isso as pessoas param e olham em vez de olharem como se fosse outra coisa qualquer", explicou à Associated Press, Sebastian Richeri, um dos artistas envolvidos na ação de sensibilização.

Sebastian pintou Daiana Garnica, uma menina que desapareceu em maio de 2017, aos 17 anos, usando uma das fotografias que a sua família tem usado nas buscas.

"Tucumán não tem meios suficientes para procurar pessoas desaparecidas", explicou a irmã de Daiana, acrescentando, no entanto, que "este mural que espalha a imagem dela vai ajudar a apelar à consciência das pessoas e reforçar o facto de que há uma família à espera dela. Se pensarem como um pai, uma mãe, um familiar, isso vai movê-los a falar".

Todas as imagens partilham o mesmo olhar profundo e, num canto de cada mural, o artista pinta o nome e a idade da criança, bem como um número de telefone caso alguém tenha alguma informação.

As paredes estão visíveis de forma estratégica, para que quem passa a pé ou de carro as consiga ver e fotografar, para que dessa forma consigam ter um impacto mais abrangente. As imagens dos locais têm sido amplamente partilhadas nas redes sociais. Veja-as acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório