Meteorologia

  • 21 JUNHO 2018
Tempo
21º
MIN 21º MÁX 21º

Edição

Depois de pegar fogo e explodir, bomba da Segunda Guerra é desativada

O engenho foi descoberto em Dresden, na Alemanha.

Notícias ao Minuto

08:34 - 25/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Alemanha

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada num local de construção em Dresden, na Alemanha. O engenho foi finalmente desativado à segunda tentativa, depois de ter pegado fogo e explodido parcialmente da primeira vez.

As autoridades estavam a tentar explodir remotamente a bomba, com cerca de 90 quilos, quando esta começou a largar faíscas e a inflamar o material de isolamento, conta o Daily Mail.

O engenho acabou mesmo por pegar fogo e explodir parcialmente, mas não houve qualquer registo de feridos.

Várias testemunhas dizem ter ouvido um estrondo vindo do local onde estavam a proceder às manobras de desativação e uma grande nuvem de fumo.

O incêndio ainda continuou durante algum tempo, o que fez com que fosse necessário recorrer a um robot com extintor para arrefecer a bomba.

Neste caso, explicou o chefe da polícia de Dresden, as condições em que estava o aparelho não permitia que esta fosse desativada da forma convencional, pois a ponta do detonador tinha entrado para dentro da zona de ignição, o que fez com que as autoridades previssem que ao mínimo movimento pudesse explodir.

Empresas e edifícios localizados dentro da área de desativação, incluindo uma casa de idosos, uma casa de repouso, uma escola profissional, uma creche, um parque de estacionamento e várias lojas tiveram de ser evacuados durante as manobras.

Mais de 70 anos depois da guerra, há minas ou bombas por explodir a serem encontradas tão frequentemente na Alemanha que foi criada uma brigada especial para o efeito - a Kampfmittelbeseitigungsdienst ou Serviço de Desativação de Dispositivos de Guerra - que desativa engenhos numa média de duas vezes por semana.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.