Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Avó australiana condenada a pena de morte na Malásia por tráfico de droga

Mulher de 54 anos de idade foi apanhada com mais de um quilo de metanfetaminas no aeroporto de Kuala Lumpur.

Avó australiana condenada a pena de morte na Malásia por tráfico de droga
Notícias ao Minuto

20:22 - 24/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Metanfetaminas

Uma mulher australiana de 54 anos de idade foi condenada à morte por tráfico de droga, diz o Guardian. Maria Elvira Pinto Exposto foi apanhada no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, em 2014, com mais de um quilo de metanfetaminas que levava escondidas no forro de uma mochila.

A avó, e mãe de quatro filhos, tinha sido absolvida do crime em dezembro de 2017, tendo afirmado que a mochila preta lhe tinha sida dada em Xangai, onde se tinha ido encontrar com o namorado, que tinha conhecido na internet.

Na altura, a defesa alegou que Exposto não tinha conhecimento do conteúdo da mala e que tinha sido usada como ‘mula’ pelo homem, que conquistou a sua confiança, à distância, ao longo de dois anos.

No entanto, este ano, os procuradores malaios interpuseram um recurso, tendo conseguido reverter a decisão. Exposto foi acusada de tráfico de droga, uma acusação cuja pena mandatória é morte por enforcamento.

“Ela devia ter desconfiado”, justificou a acusação. “Existiram muitas oportunidades para a Maria ter escrutinado a mochila, que lhe foi dada por alguém que conhecera horas antes”, acrescentou a decisão.

Recorde-se que a Malásia continua a aplicar a pena de morte para crimes como homicídio, traição ou tráfico de droga. Quem for apanhado com mais de 50 gramas de droga proibida é condenado à pena capital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório