Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Catalunha: 28 detidos por desvio de fundos para processo de independência

A polícia espanhola deteve hoje 28 pessoas no quadro de uma grande operação para investigar o desvio de dois milhões de euros de fundos públicos para a organização do processo de independência da Catalunha interrompido em 2017.

Catalunha: 28 detidos por desvio de fundos para processo de independência
Notícias ao Minuto

18:17 - 24/05/18 por Lusa

Mundo Investigação

Os agentes da unidade de delitos económicos e fiscais lideram a operação que revistou vários edifícios públicos na comunidade autónoma e deteve 28 pessoas, até este momento.

Entre os detidos está Salvador Esteve, ex-presidente da câmara de Martorell (Barcelona) e ex-presidente da província de Barcelona e da Associação Catalã de Municípios, que reúne os concelhos da área independentista.

A operação, denominada "Estela", foi levada a cabo simultaneamente em Barcelona, Tarragona e Girona, entre outras localidades, e incluiu a sede do Governo da província de Barcelona, vários edifícios do Governo catalão (Generalitat), entidades sem fins lucrativos e empresas.

Os detidos foram acusados de alegados delitos de prevaricação, tráfico de influências, desfalque de dinheiros públicos, falsificação de documentos e fraude na concessão de ajudas por um valor mínimo de dois milhões de euros.

A investigação centra-se num esquema de corrupção que alegadamente desviava fundos do Governo provincial de Barcelona, destinado a projetos em países em desenvolvimento, para outros beneficiários, que por sua vez os aplicavam no financiamento do "processo" de independência da Catalunha.

O Governo central de Madrid interrompeu em 27 de outubro de 2017 a tentativa de criação de uma República independente na Catalunha, que teve o seu ponto mais alto na realização de um referendo de autodeterminação em 01 de outubro do mesmo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório