Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Coreia do Norte explode instalação de testes nucleares

As explosões foram testemunhadas por jornalistas estrangeiros. Cimeira com Trump está bem encaminhada.

Coreia do Norte explode instalação de testes nucleares
Notícias ao Minuto

12:09 - 24/05/18 por Fábio Nunes com Lusa

Mundo Punngye-ri

A Coreia do Norte explodiu esta quinta-feira uma parte das instalações de testes nucleares em Punngye-ri, avança a CNN. Três túneis, edifícios que serviam para a observação dos testes, uma fundição de metais e edifícios de alojamento foram destruídos na presença de jornalistas estrangeiros, que foram convidados para testemunhar o desmantelamento deste local de testes nucleares situado numa montanha remota no norte do país. 

Depois das explosões, os jornalistas foram autorizados a verificarem o local e os estragos provocados pelas explosões. No entanto, como referiu Will Ripley, jornalista da CNN, não foram convidados peritos internacionais para testemunhar as explosões e confirmar que foram suficientemente fortes para destruir completamente os túneis. 

A destruição destas instalações estava prevista e faz parte de uma tentativa de normalização das relações de Pyongyang com Seul e Washington. 

É de resto vista como um sinal positivo por parte de Kim Jong-un antes da cimeira com Donald Trump, que deverá acontecer nas próximas semanas. 

A Coreia do Norte levou a cabo seis testes nucleares em Punngye-ri. O último aconteceu em setembro do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório