Espécies em vias de extinção protegidas na Austrália com cerca elétrica

A barreira vai ter 44 quilómetros de comprimento.

Espécies em vias de extinção protegidas na Austrália com cerca elétrica

© Australian Wildlife Conservancy

Sara Gouveia
24/05/2018 11:59 ‧ 24/05/2018 por Sara Gouveia

Mundo

Redes Sociais

Devido ao facto de os gatos selvagens se terem tornado uma das maiores ameaças para a continuação de espécies em vias de extinção, há uma região na Austrália que quer tentar uma nova forma para proteger os animais nativos de desaparecerem.

Uma cerca eletrificada, com 44 quilómetros de comprimento, foi construída na zona central do país de forma a conseguir fazer uma recuperação de certas espécies que têm desaparecido para aquela área.

Animais como o wallaby, uma espécie da família dos cangurus, mas mais pequenos, vão ser reintroduzidos à zona de 9.400 hectares livres de predadores, chamada Newhaven Wildlife Sanctuary.

"Há cerca de 50 ou 60 gatos selvagens só naquela área, e comem mais de 70 mil animais nativos por ano", explicou à BBC um dos responsáveis pela associação de preservação da vida selvagem australiana (AWC), Atticus Fleming, acrescentando que "esta cerca é uma das partes mais importantes de infraestrutura de preservação no país".

A parte rodeada pela cerca vai assim tornar-se a maior área da Austrália sem gatos selvagens, pois estes são encontrados em 99,8% do país. O objetivo até 2019 é reintroduzir até 10 espécies em vias de extinção no local, para aumentar a sua população.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas