Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Espécies em vias de extinção protegidas na Austrália com cerca elétrica

A barreira vai ter 44 quilómetros de comprimento.

Espécies em vias de extinção protegidas na Austrália com cerca elétrica
Notícias ao Minuto

11:59 - 24/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

Devido ao facto de os gatos selvagens se terem tornado uma das maiores ameaças para a continuação de espécies em vias de extinção, há uma região na Austrália que quer tentar uma nova forma para proteger os animais nativos de desaparecerem.

Uma cerca eletrificada, com 44 quilómetros de comprimento, foi construída na zona central do país de forma a conseguir fazer uma recuperação de certas espécies que têm desaparecido para aquela área.

Animais como o wallaby, uma espécie da família dos cangurus, mas mais pequenos, vão ser reintroduzidos à zona de 9.400 hectares livres de predadores, chamada Newhaven Wildlife Sanctuary.

"Há cerca de 50 ou 60 gatos selvagens só naquela área, e comem mais de 70 mil animais nativos por ano", explicou à BBC um dos responsáveis pela associação de preservação da vida selvagem australiana (AWC), Atticus Fleming, acrescentando que "esta cerca é uma das partes mais importantes de infraestrutura de preservação no país".

A parte rodeada pela cerca vai assim tornar-se a maior área da Austrália sem gatos selvagens, pois estes são encontrados em 99,8% do país. O objetivo até 2019 é reintroduzir até 10 espécies em vias de extinção no local, para aumentar a sua população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório