Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"A minha vida foi virada do avesso", diz Yulia Skripal

A filha do ex-espião russo falou sobre a tentativa de assassinato de que foi alvo juntamente com o seu pai. Afirma que a sua recuperação está a ser "lenta e dolorosa" e revela que quer voltar à Rússia a "longo prazo".

"A minha vida foi virada do avesso", diz Yulia Skripal
Notícias ao Minuto

11:15 - 24/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Declarações

Sergei e Yulia Skripal sobreviveram à tentativa de assassinato de que foram alvo em março em Salisbury, no Reino Unido. Os dois foram envenenados com o agente nervoso Novichok, num ataque que as autoridades britânicas atribuíram à Rússia mas que o Kremlin negou sempre. Agora, numa entrevista exclusiva à Reuters, Yulia, de 33 anos, diz que a sua vida mudou completamente.

“O facto de um agente nervoso ter sido usado para fazerem isto é chocante. A minha vida foi virada do avesso”, afirma Yulia, que passou 20 dias em coma. “Acordei e fui informada de que tínhamos ambos sido envenenados”.

Yulia Skripal teve alta cinco semanas depois do ataque e esta foi a sua primeira entrevista desde então. “Somos sortudos por termos ambos sobrevivido a esta tentativa de assassinato. A nossa recuperação tem sido lenta e extremamente dolorosa”, revela.

Para já, garante que quer “viver um dia de cada vez” e tratar do pai até que ele “recupere totalmente”. Uma das afirmações mais surpreendentes de Yulia foi a de que espera regressar à Rússia. “Espero regressar a casa, ao meu país, a longo prazo”.

Sergei Skripal terá sido o principal alvo do ataque em Salisbury. O antigo espião russo denunciou vários agentes dos serviços secretos russos ao MI6, a agência de espionagem britânica. Desde então, vive no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório