Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Raptam jovem e pedem que o resgate seja pago em bitcoins

De acordo com as autoridades sul-africanas, este é o primeiro sequestro onde é exigido o pagamento do resgate em criptomoedas.

Raptam jovem e pedem que o resgate seja pago em bitcoins
Notícias ao Minuto

10:02 - 24/05/18 por Fábio Nunes

Mundo África do Sul

Um jovem de 13 anos foi raptado por um gangue na África do Sul este domingo. Embora os raptos neste país sejam frequentes, as autoridades referem que os criminosos estão a pedir um resgate pago em bitcoins para libertar o adolescente. As autoridades afirmam que é a primeira vez que é exigido que um resgate seja pago em criptomoedas, segundo a Reuters.

A polícia de Witbank revela que o gangue exige o pagamento de 102 mil dólares em bitcoins para libertar Katlego Marite. O jovem foi raptado no domingo perto da sua casa quando brincava com amigos.

“Eles exigiram que a família fizesse um depósito de uma soma de 15 bitcoins, não em rands (a divisa sul-africana)”, disse o porta-voz da polícia, Leonard Hlathi, ao canal eNCA. “Os pais nem sequer sabem o que são bitcoins”.

Na África do Sul é a primeira vez que raptores querem um resgate pago em bitcoins, mas noutros países já foram registados pedidos semelhantes. Na Ucrânia, um grupo de raptores pediu e recebeu um resgate superior a 850 mil euros para libertar a sua vítima, um funcionário de uma empresa de câmbio de criptomoedas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório