Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Ex-governante da Malásia interrogado novamente sobre desvio de fundos

O ex-primeiro-ministro da Malásia compareceu hoje na sede da agência anticorrupção daquele país para mais um interrogatório sobre alegados desvios de dinheiro de um fundo de investimento estatal, o segundo após ter perdido as eleições a 09 de maio.

Ex-governante da Malásia interrogado novamente sobre desvio de fundos
Notícias ao Minuto

08:07 - 24/05/18 por Lusa

Mundo Corrupção

Najib Razac já tinha sido interrogado durante mais de duas horas pela Comissão Anticorrupção da Malásia na terça-feira sobre o alegado desvio de verbas e lavagem de dinheiro.

O novo chefe da força anticorrupção disse que Najib pode enfrentar acusações criminais "muito em breve", apesar do ex-governante negar quaisquer irregularidades.

As autoridades malaias completaram a 17 de maio buscas em casa do ex-primeiro ministro Najib Razak, derrotado nas eleições legislativas e alvo de suspeitas de corrupção.

As buscas tiveram início na noite de quarta-feira em casa do ex-primeiro ministro, em Kuala Lumpur, e terminaram sem "qualquer mandado de prisão", frisou o advogado Harpal Singh Grewal.

"Acreditamos que [a busca] foi realizada sob a lei de combate à lavagem de dinheiro", disse Grewal, assegurando que Najib e a família cooperaram com a polícia durante a operação.

O recém-eleito primeiro-ministro Mahatir Mohamad, de 92 anos, já impedira o antecessor de viajar para o exterior, alegando ter provas suficientes para investigar o envolvimento num alegado escândalo de corrupção.

O ex-governante e a mulher, Rosmah Mansor, preparavam-se para viajar num jato particular com destino a Jacarta.

Em causa está o suposto desvio de cerca de 700 milhões de dólares (630 milhões de euros) de um fundo estatal de investimentos para as contas privadas de Razak.

Entretanto, o ex-procurador-geral Mohamed Apandi Ali, que ilibou, em 2016, o ex-primeiro-ministro de qualquer responsabilidade nas acusações, foi demitido por Mahatir Mohamad.

Uma auditoria do fundo estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB), divulgada esta semana, detetou irregularidades na gestão dos fundos, cuja suposta apropriação está a ser investigada em vários países, incluindo Estados Unidos, Suíça e Singapura.

O triunfo eleitoral de Mahathir Mohamed afastou do poder a coligação que governava o país desde a independência (1957), a Frente Nacional, liderada por Najib Razak.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório