Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente da Catalunha adia posse devido a bloqueio de Madrid

O presidente catalão, Quim Torra, adiou a tomada de posse do seu governo, prevista para hoje, face ao bloqueio por Madrid à nomeação de membros do Executivo regional que estão detidos ou exilados.

Presidente da Catalunha adia posse devido a bloqueio de Madrid
Notícias ao Minuto

14:46 - 23/05/18 por Lusa

Mundo Quim Torra

Barcelona, 23 mai (Lusa) -- O presidente catalão, Quim Torra, adiou a tomada de posse do seu governo, prevista para hoje, face ao bloqueio por Madrid à nomeação de membros do Executivo regional que estão detidos ou exilados.

Em comunicado, Quim Torra, que assumiu funções na quinta-feira, denunciou "o bloqueio do governo espanhol" de Mariano Rajoy e anunciou ter pedido à sua administração para "estudar medidas legais que possam ser tomadas".

Madrid, que controla a administração regional desde a declaração de independência de 27 de outubro, recusa-se a avalizar o decreto de nomeação do executivo catalão, assinado no sábado por Quim Torra.

A entrada em funções de um governo regional é a condição indispensável para o levantamento da supervisão do governo central sobre a Catalunha.

Na sua equipa, o novo presidente catalão incluiu quatro antigos "ministros" regionais do presidente Carles Puigdemont, destituído em outubro, dois dos quais estão em prisão preventiva e dois estão em Bruxelas, com a extradição reclamada pela justiça espanhola.

O governo de Rajoy, que considera a presença destes ministros como uma "nova provocação", dispõe de dez dias para publicar a lista do governo regional no jornal oficial e assim permitir a sua entrada em funções.

No entanto, não é garantido que o faça, apesar de Torra ter dito tratar-se de um "ato obrigatório".

Quim Torra foi indicado por Carles Puigdemont, que fugiu para a Alemanha e aguarda uma decisão sobre o mandado europeu de detenção emitido pela justiça espanhola, que pede a sua extradição, para o julgar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório