Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

ONU estuda sanções contra seis traficantes de migrantes na Líbia

O Conselho de Segurança da ONU está a estudar a aplicação de sanções contra pessoas implicadas no tráfico de migrantes na Líbia, revelou hoje a embaixadora dos Estados Unidos junto das Nações Unidos, Nikki Haley.

ONU estuda sanções contra seis traficantes de migrantes na Líbia
Notícias ao Minuto

20:03 - 21/05/18 por Lusa

Mundo Nikki Haley

Numa reunião consagrada à Líbia, Haley referiu que as sanções a aplicar pelas Nações Unidas serão "contra seis homens" envolvidos no "tráfico de migrantes e de seres humanos na Líbia".

Propostas pela Holanda, as sanções - congelamento de contas bancárias e interdição de viajar - visam dois eritreus (Ermias Ghermay e Fitiwi Abdelrazak) e quatro líbios (Ahmad Oumar al-Dabbashi, Musab Abu-Qarin, Mohammed Kachlaf e Abd al Rahman al-Milad, chefe de uma unidade da guarda-costeira).

Em 08 de maio, a Rússia pediu a suspensão do processo de indicação dos seis traficantes, alegando "precisar de mais informações".

Moscovo reclamou "provas abundantes, provenientes de "fontes de confiança" para acusar os seis indivíduos.

Segundo os documentos a que a agência France Presse teve acesso, um processo de sanções a traficantes de seres humanos será aplicado pela primeira vez pela ONU, mas dependerá de uma decisão da Rússia.

"Lamentamos que o Conselho de Segurança não tenha conseguido chegar a um consenso sobre a indicação das pessoas envolvidas", acrescentou Nikki Haley, sem citar nomes.

A embaixadora norte-americana nas Nações Unidas referiu que "há forte apoio regional para essas indicações e as provas que mostram o envolvimento dessas seis pessoas são claras", disse a diplomata, esperando um acordo rápido para "deter" os traficantes de imigrantes.

Em finais do ano passado, um documentário da cadeira de televisão norte-americana CNN mostrou migrantes africanos a serem vendidos como escravos num mercado na Líbia, o que provocou indignação internacional.

Em março, a Justiça líbia anunciou a emissão de mais de 200 mandados de detenção contra traficantes líbios e estrangeiros implicados numa rede de imigração clandestina para a Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório