Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2018
Tempo
27º
MIN 22º MÁX 29º

Edição

"Deus fez-te assim e ama-te assim", terá dito Papa Francisco a homem gay

Uma das vítimas de abusos sexuais por parte do clero do Chile falou sobre a sua conversa com o Sumo Pontífice, no Vaticano.

"Deus fez-te assim e ama-te assim", terá dito Papa Francisco a homem gay
Notícias ao Minuto

11:10 - 21/05/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Vaticano

Um sobrevivente de abusos sexuais, Juan Carlos Cruz, foi um dos convidados a passar algum tempo com o Papa Francisco no Vaticano, em abril passado. Em entrevista à CNN, indicou agora algumas das conversas que teve com o Sumo Pontífice.

Ao descrever a forma como o líder da Igreja Católica reagiu à conversa sobre a sua sexualidade, Juan Carlos recordou as suas palavras: “Sabes, Juan Carlos, não tem importância. Deus fez-te assim. Deus ama-te assim. O Papa ama-te assim e tu devias amar-te a ti mesmo e não te preocupares com o que os outros dizem”.

Estas declarações, ainda que proferidas indiretamente (e portanto sem confirmação oficial), assumem especial importância, por partirem do líder de uma instituição que sempre condenou a homossexualidade.

A CNN tentou entrou em contacto com o porta-voz do Vaticano para pedir um comentário. “Não costumamos fazer comentários sobre as conversas privadas do Papa”, respondeu Greg Burke.

Recorde-se que o Chile foi abalado por um escândalo que abalou o clero, com testemunhos de várias vítimas de abusos sexuais a surgirem. O Papa Francisco, que inicialmente defendeu um dos sacerdotes, viu-se obrigado a conduzir uma investigação e a voltar atrás com as suas palavras. Francisco recebeu, inclusive, 34 bispos do Chile para reuniões sobre o assunto. Todos apresentaram a sua renúncia no final.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.