Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Theresa May felicita princípe Harry e Meghan Markle pelo casamento

A primeira ministra britânica, Theresa May, expressou hoje os seus "melhores desejos" para o príncipe Harry e Meghan Markle, que hoje se casam na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, nos arredores de Londres.

Theresa May felicita princípe Harry e Meghan Markle pelo casamento
Notícias ao Minuto

10:28 - 19/05/18 por Lusa

Mundo Primeira-ministra

"Os meus melhores desejos para o príncipe Harry e Meghan Markle no dia do seu casamento", escreveu a primeira-ministra, numa mensagem publicada na sua conta oficial na rede social Twitter.

"Para todos aqueles que vão juntar-se a esta celebração nacional em festas de rua e outros eventos, passai um magnífico dia", acrescentou.

Tal como o resto dos políticos britânicos e internacionais, May não foi convidada para o enlace real, já que os noivos procuraram que seja um dia para o povo, convidando 1.200 cidadãos provenientes de todos as regiões do reino.

Na passada quarta-feira, no parlamento, a primeira-ministra já tinha desejado felicidades e "o melhor para o futuro" ao casal, felicitações a que também se juntou o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn.

O filho mais novo do príncipe Carlos e da falecida Diana de Gales, de 33 anos, recebeu hoje o título de duque de Sussex, concedido pela sua avó, a rainha Isabel II, para celebrar o seu enlace com a ex-actriz norte-americana Meghan Markle, de 36 anos.

A cerimónia religiosa está prevista para as 12:00 locais (mesma hora em Lisboa) e será conduzida pelo deão de Windsor, o reverendo David Conner. Será, no entanto, o arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a oficializar a união entre Harry, de 33 anos, e Meghan Markle, de 36 anos.

Uma hora depois, está previsto que os recém-casados deixem a capela numa carruagem e integrem um cortejo que irá percorrer algumas ruas de Windsor, retomando depois para o castelo.

A pitoresca cidade de Windsor, localizada a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital britânica e conhecida por ser a residência de fim de semana da rainha Isabel II, transformou-se nos últimos dias numa autêntica fortaleza.

Desde a madrugada de hoje que fans britânicos tomaram de assalto os comboios e outros meios de transporte para Windsor, onde são esperadas cerca de 100.000 pessoas.

O casamento oferece um momento de pausa e de alegria aos britânicos, divididos pelo Brexit, mas unidos à volta da família real, com festas organizadas um pouco por todo o lado para seguir a cerimónia.

Perante tal cenário, o dispositivo de segurança nesta cidade está a ser preparado há vários meses.

O número de polícias mobilizados não foi revelado, mas serão "provavelmente vários milhares", segundo um antigo chefe da unidade contraterrorismo da polícia britânica, citado pelas agências internacionais.

Hoje, todas as estações de transportes estarão sob vigilância, os veículos serão inspecionados e as pessoas serão revistadas por agentes policiais. Nenhum drone (aparelho aéreo não tripulado) pode sobrevoar sobre a zona de Windsor.

Foram igualmente colocadas diversas barreiras de seguranças, câmaras de vigilância e várias estradas estarão encerradas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório