Porto Rico não está preparado para época de furacões

A presidente da câmara de San Juan afirmou que a ilha não está preparada para enfrentar a próxima época de furacões, numa altura em que ainda "precisa desesperadamente" de ajuda para recuperar da devastação causada pelo furacão Maria.

Passagem furacão Irma pelas Caraíbas fez pelo menos 25 mortos

© Reuters

Lusa
18/05/2018 06:48 ‧ 18/05/2018 por Lusa

Mundo

responsável

Carmen Yulin Cruz fez o apelo na quinta-feira, no estado de Connecticut (nordeste dos Estados Unidos), onde recebeu o prémio 'campeã latina" no fórum anual Latinas & Power Symposium, que promove mulheres profissionais hispânicas.

No discurso, Cruz lembrou que as "mil pessoas que morreram" e alertou para "todas as que ainda vão morrer", na sequência do furacão Maria, em setembro, que destruiu dois terços da rede elétrica de Porto Rico e causou danos estimados em 100 mil milhões de dólares (84,7 mil milhões de euros). O balanço oficial das autoridades norte-americanas foi de 68 mortos.

No início do ano, cerca de 40% da população de Porto Rico continuava sem eletricidade e a aguardar pelas ajudas aprovadas pelo Congresso norte-americano.

Cruz, que tem sido uma crítica feroz à ausência de resposta de Washington, acusou uma vez mais a Casa Branca e Agência Federal de Gestão de Emergências nos sucessivos atrasos com as ajudas prometidas.

Para a presidente da câmara, Porto Rico foi devastado pelo furacão Maria e novamente pelo "furacão Trump", que fecha os olhos às centenas de milhares de pessoas "em busca de comida, água e outras mantimentos básicos".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas