Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Trump rejeita que queria "modelo líbio" de desnuclearização na Coreia

O Presidente dos Estados Unidos afirmou hoje que "o modelo líbio" de desnuclearização não era de forma alguma o que queria propor para a península coreana antes da reunião com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Trump rejeita que queria "modelo líbio" de desnuclearização na Coreia
Notícias ao Minuto

19:53 - 17/05/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"O modelo líbio não é nada do que temos em mente", disse Donald Trump, assumindo o rumo oposto do conselheiro de segurança nacional, John Bolton, que afirmou há alguns dias que foi a referência da Administração norte-americana para as próximas negociações, o que enfureceu a Coreia do Norte.

Após meses de aproximação e contenção diplomática, Pyongyang operou na quarta-feira um regresso à sua retórica tradicional, colocando a hipótese de cancelar o histórico encontro agendado para 12 de junho em Singapura.

"Nada nos foi comunicado, não sabemos de nada. Veremos o que acontece", disse, a partir da Sala Oval, Donald Trump - que se absteve de escrever na rede social Twitter sobre esta situação sensível nas últimas 24 horas.

Pyongyang, que cancelou um encontro de alto nível com a Coreia do Sul para protestar contra exercícios militares anuais em curso entre Seul e Washington, subiu o tom do discurso com declarações do ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros, Kim Kye Gwan.

"Se os Estados Unidos tentarem encostar-nos à parede para nos obrigar a uma renúncia nuclear unilateral, deixaremos de estar interessados num tal diálogo", afirmou.

Washington exige "a desnuclearização completa, verificável e irreversível" da Coreia do Norte mas, por enquanto, não divulgou as concessões que propõe, além dos compromissos com vista à desnuclearização da "península coreana", uma fórmula sujeita a interpretação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório