Meteorologia

  • 22 JULHO 2018
Tempo
26º
MIN 24º MÁX 27º

Edição

Absolvidos 18 acusados de roubar 38 milhões de euros de diamantes

Um tribunal de Bruxelas absolveu hoje por falta de provas 18 dos 19 acusados do roubo de diamantes no valor de 37,9 milhões de euros, em fevereiro de 2013, no aeroporto da capital belga.

Absolvidos 18 acusados de roubar 38 milhões de euros de diamantes
Notícias ao Minuto

17:10 - 17/05/18 por Lusa

Mundo Bélgica

O processo contra o 19.º, o francês Marc Bertoldi, foi adiado porque o acusado está detido em França por um motivo diferente.

O chamado "roubo do século" ocorreu a 18 de fevereiro de 2013 quando oito pessoas armadas e mascaradas fizeram um assalto espetacular no aeroporto internacional de Zaventem.

Os assaltantes conseguiram chegar até um avião da companhia Swiss que transportaria um carregamento de diamantes para Zurique.

Em apenas cinco minutos, os assaltantes, disfarçados de polícias e empunhando armas de fogo, imobilizaram os pilotos e os seguranças e conseguiram fugir com 121 pacotes de diamantes, barras de ouro e outras pedras preciosas.

Ao todo, decorreram 20 minutos entre a entrada dos assaltantes na pista e a sua fuga do local em dois automóveis, encontrados mais tarde em chamas nos arredores de Bruxelas.

O Ministério Público pedia oito anos de prisão para cada um dos acusados da organização do crime e cinco para os restantes elementos do grupo.

A defesa pedia a absolvição de todos por "falta de provas".

Na sentença, o tribunal considerou que "os elementos não são suficientemente precisos nem concordantes para estabelecer a culpabilidade dos acusados".

Apenas uma parte dos diamantes roubados, no valor de cerca de cinco milhões de euros, foi recuperada, numa casa na Suíça. Marc Bertoldi disse ter recebido os diamantes de um contacto, mas negou qualquer envolvimento no assalto.

A sentença é passível de recurso.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.