Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

'Yanny' ou 'Laurel'? O debate está instalado. O que é que ouve?

Este som é o novo vestido branco e dourado... ou seria azul e preto?

'Yanny' ou 'Laurel'? O debate está instalado. O que é que ouve?
Notícias ao Minuto

07:56 - 17/05/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Debate

O que ouve? 'Yanny' ou 'Laurel'? Esta é a pergunta que está a assaltar a internet e que tem gerado um verdadeiro debate nas redes sociais.

Um pequeno clip audio foi partilhado esta quarta-feira e desde então tem feito lembrar a discussão gerada, há cerca de três anos, em torno do famoso vestido branco e dourado ou azul e preto.

A explicação científica centra-se, segundo a Associated Press, na qualidade da gravação e na ressonância do sotaque com que é dita a palavra.

"Isto é um sinal de relativa fraca qualidade com que é ouvido em diferentes aparelhos e o som é desenvolvido para ser ouvido a um nível de perceção. Por exemplo, com umas colunas de qualidade oiço claramente 'Laurel', mas nas colunas do computador, oiço 'Yanny'", explicou Todd Ricketts, um especialista em audição e fala da Universidade Médica de Vanderbilt, nos Estados Unidos.

O debate começou no Reddit e rapidamente se expandiu para as redes sociais. Entre os defensores públicos de 'Laurel' estão por exemplo a apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres ou o porta-voz da Casa Branca Paul Ryan. "Ainda bem que pude esclarecer a tempo que é obviamente #Laurel, não Yanny. Toda a gente concorda", escreveu no Twitter.

Já para o escritor Stephen King a resposta é simples:

O debate continua, tire as suas próprias conclusões. O que ouve?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório