Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Trump não vai ser indiciado no inquérito às ligações com a Rússia

A equipa do procurador-especial, Robert Mueller, informou a equipa de advogados de Trump que concluiu que não pode indiciar um presidente na Casa Branca.

Trump não vai ser indiciado no inquérito às ligações com a Rússia
Notícias ao Minuto

22:45 - 16/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

É uma importante vitória para Donald Trump na investigação sobre eventuais ligações com a Rússia durante as presidenciais de 2016. Rudolph Giuliani, o elemento mais recente na equipa de advogados de Trump, disse à CNN que a equipa de Robert Mueller, o procurador-especial, concluiu que não pode indiciar um presidente que esteja na Casa Branca. 

A equipa de Mueller informou os advogados de Trump disso mesmo. "Tudo o que eles podem fazer é escrever uma relatório. Não podem indiciar. Pelo menos, eles reconhecem isso", afirmou Giuliani.

A conclusão a que a equipa de Mueller chegou não significa que não possua provas das ligações entre a tentativa da Rússia de influenciar as presidenciais de 2016 e Trump. Está apenas relacionada com a posição do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A impossibilidade de indiciar um presidente no cargo é uma diretriz do Departamento de Justiça desde os tempos da administração Nixon e que foi reafirmada durante a administração Clinton. No entanto, nunca foi testada em tribunal.

Mas o facto de Mueller não indiciar Trump não quer dizer que o Chefe de Estado esteja livre da investigação. Tal como Giuliani referiu, o gabinete do procurador-especial pode emitir um relatório a fazer recomendações à Câmara dos Representantes sobre este caso e o eventual envolvimento do presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório