Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade vai pagar 421 milhões de euros às vítimas de Larry Nassar

A Universidade de Michigan State chegou a acordo sobre centenas de processos apresentados pelas vítimas de abusos sexuais do responsável pelo departamento médico da MSU e da seleção olímpica norte-americana de ginástica.

Universidade vai pagar 421 milhões de euros às vítimas de Larry Nassar
Notícias ao Minuto

18:01 - 16/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

A Universidade de Michigan State chegou a acordo esta quarta-feira com as vítimas de abusos sexuais de Larry Nassar e vai agora ter pagar uma indemnização de 500 milhões de dólares (cerca de 421 milhões de euros), de acordo com a Detroit Free Press.

425 milhões de dólares vão ser já pagos às vítimas do antigo responsável pelo departamento médico da universidade e também da seleção olímpica de ginástica dos Estados Unidos. Os restantes 75 milhões de dólares vão ser mantidos em reserva para o caso de mais pessoas denunciarem abusos sexuais cometidos por Nassar. 

Jamie White, advogado de uma das vítimas, disse que esta decisão representa uma oportunidade para as vítimas seguirem em frente. "Eu não acredito que elas possas refazer-se completamente, mas isto é um passo na direção certa", afirmou.

Num comunicado conjunto da Universidade de Michigan State e das vítimas, pode ler-se que não foram estabelecidos "acordos de confidencialidade ou de não-divulgação". 

Num outro comunicado, a administração da MSU pediu ainda desculpa às vítimas e às suas famílias. "Admiramos a coragem que tiveram em contar as suas estórias. Reconhecemos a necessidade de mudança no nosso campus e na nossa comunidade relativamente à consciencialização e prevenção sobre abusos sexuais". 

O escândalo de Larry Nassar afetou significativamente a imagem da universidade nos Estados Unidos. 

Nassar foi condenado a 60 anos numa prisão federal por acusações de pornografia infantil. Mas o antigo médico foi condenado a mais duas penas. Uma que pode chegar aos 125 anos de prisão por 10 crimes de abuso sexual e outra que pode chegar a 175 anos de prisão pelos abusos sexuais cometidos contra centenas de mulheres. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório