Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Vencedora do Eurovisão acusada de se apropriar da cultura japonesa

Nas redes sociais, muitas pessoas estão a acusar Netta Barzilai de apropriação cultural. A artista cantou de quimono e perante duas paredes de 'maneki neko', os gatos da sorte típicos do Japão.

Vencedora do Eurovisão acusada de se apropriar da cultura japonesa
Notícias ao Minuto

18:45 - 14/05/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Netta Barzilai confirmou o seu favoritismo e ganhou o Festival Eurovisão deste ano que se realizou em Lisboa. Mas a concorrente de Israel não escapou à polémica relativamente à sua indumentária e à decoração do palco na sua atuação. Vários internautas estão a acusá-la de apropriação da cultura japonesa, refere o Digital Spy.

A cantora subiu ao na semifinal e na final com um quimono vestido e com duas paredes repletas de 'maneki neko', os gatos da sorte japoneses, atrás de si.

A questão da apropriação cultural está muito em voga nos últimos tempos e alguns utilizadores criticaram Netta Barzilai. O conflito com a Palestina foi lembrado nas críticas.

“Eurovisão querem dizer-me que deixam um 'país' responsável pela morte de milhares de heróis e crianças palestinianas vencer, enquanto se apropriam da cultura japonesa? Isso é divino. Toda a minha fé na humanidade foi restaurada!”, escreveu uma pessoa no Twitter.

E as referências que Netta fez à comemoração da diversidade cultural também não foram bem recebidas.

“Adoro celebrar a diversidade com uma cantora israelita que se veste como uma mulher japonesa”, comentou de forma sarcástica outra pessoa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório