Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Kushner diz que manifestantes palestinianos "são parte do problema"

Jared Kushner disse hoje que os palestinianos envolvidos nos protestos na fronteira entre Gaza e Israel são "parte do problema e não parte da solução".

Kushner diz que manifestantes palestinianos "são parte do problema"
Notícias ao Minuto

15:48 - 14/05/18 por Lusa

Mundo Jerusalém

Kushner, genro do Presidente dos EUA Donald Trump e o seu conselheiro principal para o Médio Oriente, manifestou a esperança num acordo de paz para a região, no decurso da sua intervenção na cerimónia de inauguração da nova embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

Enquanto discursava, prosseguiam os violentos protestos ao longo da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel.

Com pelo menos 41 palestinianos mortos e centenas de feridos por disparos das forças israelitas, este foi o confronto fronteiriço mais violento desde a guerra de 2014.

Os Estados Unidos inauguraram hoje a sua Embaixada em Jerusalém, cidade reconhecida unilateralmente pelo Presidente norte-americano como capital de Israel.

A inauguração coincide com o 70.º aniversário do Estado judaico e surge na véspera do dia em que os palestinianos assinalam o "Nakba" ("Desastre", em árabe), que designa o êxodo palestiniano em 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinianos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos das suas casas, antes e após a fundação do Estado israelita.

O dia tem sido marcado por protestos junto à fronteira com Gaza.

O reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência da embaixada instalada até agora em Telavive foram anunciados por Donald Trump a 06 de dezembro, em consonância com a sua promessa eleitoral, mas em rutura com décadas de consenso internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório