Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Guerrilha colombiana terá assassinado 20 mineiros na Venezuela

A guerrilha colombiana terá assassinado 20 mineiros no Estado venezuelano de Bolívar (a sudeste de Caracas), na região onde procura apropriar-se de minas de ouro, é noticiado hoje na imprensa venezuelana.

Guerrilha colombiana terá assassinado 20 mineiros na Venezuela
Notícias ao Minuto

23:25 - 13/05/18 por Lusa

Mundo Massacre

"Um novo massacre ocorreu na Venezuela, 20 pessoas foram assassinadas em Bolívar, o Estado mineiro do sul do país e, neste momento, tudo indica que o responsável foi a guerrilha armada, o Exército de Libertação Nacional, da Colômbia", lê-se no portal La Patilla.

Segundo o La Patilla "o grupo guerrilheiro colombiano está no sul da Venezuela e procura apropriar-se dos minerais explorados na zona, sobretudo do ouro".

Citando habitantes Guasipati, uma das localidades mineiras, é referido que na zona ocorre "uma matança silenciosa" que tem sido ignorada pelas autoridades, contabilizando-se 20 mineiros assassinados nos últimos dias.

Segundo o deputado Américo de Grazia, do parlamento venezuelano, o Exército de Libertação Nacional tomou o controlo de seis minas do Estado de Bolívar (Cicapra, El Cuadro, El Muertico, Campanero, El Caolín e Florinda).

Em 2016, 28 mineiros foram assassinados em disputas pelo controlo de minas da região.

Situado a 600 quilómetros a sudoeste de Caracas, Bolívar é o maior dos 23 Estados da Venezuela, com uma extensão de 240.528Km2, e limita a leste com a Guiana, a sul com o Brasil, a oeste com o norte do Estado venezuelano de Amazonas, que, por sua vez, faz fronteira com a vizinha Colômbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório