Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Partidos antissistema de Itália chegam a acordo sobre programa de Governo

Os líderes dos partidos antissistema italianos, Luigi Di Maio e Matteo Salvini, chegaram a acordo sobre um programa de Governo e um nome para primeiro-ministro, noticiou hoje à noite a imprensa italiana, citando fontes dos dois partidos.

Partidos antissistema de Itália chegam a acordo sobre programa de Governo
Notícias ao Minuto

22:31 - 13/05/18 por Lusa

Mundo Roma

Luigi Di Maio, líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) "fez um breve telefonema ao secretário-geral da Presidência [da República italiana) para anunciar que eles [ele e o líder da Liga, Matteo Salvini] estão prontos a partir de amanhã [segunda-feira] para divulgar tudo, incluindo o nome do futuro primeiro-ministro", indicou a agência AGI.

Esse nome deverá ser aprovado pelo chefe de Estado, que poderá nomeá-lo no início da semana.

Será "um político e não um técnico", disse Di Maio, no final do segundo dia de conversações em Milão, no norte de Itália, com o seu homólogo da Liga (extrema-direita), Salvini, e os principais membros da sua equipa.

Os dois homens devem reunir-se novamente na segunda-feira, em Roma, antes de serem recebidos por Sergio Mattarella no Quirinal, o palácio presidencial.

Segundo a comunicação social, o candidato a liderar a terceira economia da zona euro será uma "terceira pessoa", que não pertence nem à Liga, nem ao M5S, e deverá também ter autoridade a nível internacional e ser capaz de compatibilizar o tom eurocético do futuro executivo com Bruxelas.

Termina, assim, em Itália, um período de impasse de dois meses, após umas eleições legislativas de resultados inconclusivos e que desencadearam várias rondas de negociações infrutíferas entre formações partidárias para tentar obter um acordo de governação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório