De acordo com uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, esta "será a primeira visita de Estado de um Chefe de Estado croata a Portugal" e "retribui a visita que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa realizou à Croácia em maio de 2017".
O programa inclui um Encontro Empresarial Portugal-Croácia e no sábado, dia 12 de maio, "a Presidente da Croácia deslocar-se-á ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em visita privada", lê-se na mesma nota.
Na sexta-feira, dia 11, Kolinda Grabar-Kitarovic será recebida pelo Presidente da República, com honras militares, na Praça do Império, seguindo-se uma reunião entre os dois chefes de Estado no Palácio de Belém, em Lisboa.
Terá também um encontro de trabalho com o primeiro-ministro, encerrará o Encontro Empresarial Portugal-Croácia e será recebida pelo presidente da Assembleia da República.
A Presidente croata irá ainda à Câmara Municipal de Lisboa, onde receberá a Chave da Cidade.
Na sexta-feira à noite, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, oferecerá, em sua honra, um jantar oficial no Palácio Nacional da Ajuda.
Segundo a nota hoje divulgada pela Presidência da República, esta deslocação "tem por objetivo prosseguir o aprofundamento dos laços entre os dois países, que têm em comum a pertença à União Europeia, à Aliança Atlântica e ao Conselho da Europa".
Kolinda Grabar-Kitarovic, de 50 anos, é a primeira mulher a presidir à Croácia. Candidata pela União Democrática Croata (HDZ), foi eleita na segunda volta das eleições presidenciais croatas, em 11 de janeiro de 2015, para um mandato de cinco anos.
Nos dias 18 e 19 de maio de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de Estado inédita à Croácia, o mais recente membro da União Europeia, à qual aderiu em 2013.
A sua deslocação aconteceu no ano em que Portugal celebrou 25 anos de relações diplomáticas com este país dos Balcãs, que declarou unilateralmente a sua independência em relação à antiga Jugoslávia em 1991, após referendo, seguindo-se uma guerra que durou até 1995.
Durante essa visita, a Presidente da Croácia afirmou que o seu país quer integrar-se no Espaço Schengen e tem a ambição de aderir a prazo à zona euro, mas ressalvou que ainda não cumpre as condições para entrar na moeda única.
Marcelo Rebelo de Sousa disse ter tido a oportunidade de falar com a sua homóloga sobre a experiência portuguesa no euro e a União Económica e Monetária.
Na altura, ficou já previsto que Kolinda Grabar-Kitarovic visitasse Portugal em maio deste ano e que, ao mesmo tempo, se reunissem empresários dos dois países, com vista a reforçar as relações económicas bilaterais.