Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Uma cidade transformada em fogueira gigante? Atreva-se a conhecer

Com os Santos Populares à porta, por que motivo não experimentar fazer algo diferente? Aqui ao lado (quase literalmente se apanhar um avião da TAP) na Cidade da Corunha, as fogueiras dão o mote à festa. Uma festa que vale a pena explorar.

Uma cidade transformada em fogueira gigante? Atreva-se a conhecer
Notícias ao Minuto

11:00 - 18/06/18 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Cidade da Corunha

desde

59€

reserve já

PARTIDAS DE LISBOA, IDA

Temos um desafio para lhe lançar. Se lhe falarmos em martelinhos, alho porro e manjericos, o que lhe vem imediatamente à cabeça? Se for Porto, a resposta está parcialmente certa. Se for noite de São João… parabéns, acertou! Aliás, Norte do país, Porto em particular, e comemorações do São João andam de mãos dadas, sendo, de resto, quase sinónimo no decorrer do mês de junho.

Mas a Invicta não está só quando se trata de depositar nas festas de São João uma das maiores tradições do ano. A Cidade da Corunha, na Galiza, em Espanha - mais próxima ainda se viajar até lá através da TAP -, é uma das várias 'irmãs' do Porto no que a estas celebrações diz respeito, tendo nas Fogueiras de São João (‘Hogueras de San Juan’) o seu expoente máximo.

Estas festividades, que conseguem reunir mais de 100 mil pessoas nas praias de Riazor e de Orzán na denominada ‘Noite da Queima’, por sinal a mais aguardada, estendem-se por cerca de 45 dias, contando com uma programação variada que abrange eventos de cariz social, cultural, desportivo e popular.

De origem pagã, as celebrações prestam tributo à chegada da estação mais quente do ano. Na noite de 23 de junho, a Cidade da Corunha converte-se numa espécie de fogueira gigante, dando assim as boas-vindas ao solstício de verão.

Ao longo do dia, sucedem-se desfiles; bandas de música passeiam-se pelas principais ruas da cidade, animadas por danças tradicionais e figuras mascaradas. Tudo isto condimentado pelo aroma a sardinhas assadas que se espalha a partir de cada esquina.

Mas e iras que as foguebatizam a festa? Essas chegam à medida que a noite se põe, sendo por essa altura que as praias de Riazor e de Orzán começam a ganhar protagonismo. É à meia-noite, quando os tons do fogo se fazem refletir sobre as águas do Atlântico, que a ‘Noite da Queima’ atinge o seu auge.

Outro fogo, o de artifício, pinta o céu de uma vasta paleta de cores, enquanto muitos são aqueles que cumprem o ritual purificador de uma ida a banhos.

Depois? Depois, a noite segue, em folia, pelas ruas até altas horas da madrugada.

Ora, descrição feita, a outra parte do desafio lançado no início deste texto passa por ir conhecer na primeira pessoa as Fogueiras de São João. A TAP dá-lhe uma ajuda através desta promoção. Viajar até à Cidade da Corunha nunca foi tão simples, atreva-se a aproveitar.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Viagens ao minuto

Campo obrigatório