Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O mistério do desaparecimento de princesa do Dubai

Caso já levou a reação de organização pelos Direitos Humanos.

O mistério do desaparecimento de princesa do Dubai
Notícias ao Minuto

10:25 - 07/05/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Casos

O que aconteceu a Sheikha Latifa bint Mohammed bin Rashid Al Maktoum, filha do governante do Dubai? São muitas as dúvidas em torno do paradeiro desta princesa naquele país.

Latifa Al Maktoum terá tentado fugir do Dubai com a ajuda de um espião francês e uma amiga finlandesa de longa data. Com o seu paradeiro desconhecido há semanas, tem aumentado a pressão para que sejam dadas explicações. A Human Rights Watch já fez um apelo público às autoridades dos Emirados Árabes Unidos para que revelem o paradeiro da princesa.

A ajuda de um espião francês não é acaso. Trata-se de Hervé Jaubert, autor de um livro intitulado 'Escape From Dubai', que a princesa terá lido, entrando depois em contacto com o autor. Além de Jaubert, a princesa terá contado com a ajuda de Tiina Johanna Jauhiainen, a amiga finlandesa. 

Tiina Johanna Jauhiainen terá ajudado Latifa a escapar numa pequena embarcação, tendo ido ao encontro de Hervé Jaubert e da sua embarcação, na qual partiriam para águas internacionais.

Estavam todos a bordo do iate Nostromo, próximo da costa de Goa, na Índia, quando terão sido abordados, pelo que revelou Jaubert, por embarcações militares indianas e dos Emirados Árabes Unidos. Seguiu-se uma rápida e violenta operação.

Jaubert, como dá conta a Sky News, terá sido agredido. Já a cidadã finlandesa revela que se fechou numa casa de banho do iate com a princesa. Quando subiram até ao convés da embarcação onde seguiam, Tiina Johanna Jauhiainen alega ter visto o antigo espião francês com marcas de agressão.

Já em abril, a amiga finlandesa da princesa revelou numa conferência que, durante todo o raide, a princesa repetia constantemente que procurava "asilo político".

"Na altura foi-me dito para manter os meus olhos fechados, sob o risco de ser baleada caso não cumprisse", contou. "Depois ouvi alguém falar em árabe e Latifa disse: 'matem-me aqui, não me levem de volta'". Latifa acabou por ser levada sob resistência 

Da parte das autoridades indianas, não há relato algum da existência deste incidente. Mas a mesma Sky News realça que entre a imprensa há quem sugira que o próprio primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, autorizou a operação. Da parte do executivo do Dubai mantém-se o mistério. E uma cada vez maior pressão internacional por esclarecimentos.

Latifa é uma das filhas do Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, governante do Dubai. É, aliás, uma de várias filhas com o mesmo nome, fruto de diferentes casamentos.

Em março, num vídeo publicado no YouTube, de 40 minutos, a própria princesa, de 32 anos, falou da sua vida e dos seus planos de fuga. No vídeo, ela é clara sobre as razões para o gravar. E explica também que, se o podemos ver, é mau sinal. É porque algo falhou na fuga.

Nas semanas mais recentes, uma outra filha Latifa tem surgido frequentemente em público e nos media. A imprensa local, entretanto, deixou de fazer referências à princesa que terá tentado fugir e cujo paradeiro continua a ser um mistério.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório