Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Skripal e filha foram envenenados com cerca de 100gr de Novichok

A quantidade utilizada de agente nervoso sugere que terá sido criado para ser utilizado como arma.

Skripal e filha foram envenenados com cerca de 100gr de Novichok
Notícias ao Minuto

12:25 - 04/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Agente Nervoso

O antigo espião russo, Sergei Skripal, e a sua filha Yulia foram envenenados com uma dose líquida do agente nervoso Novichok, com entre 50 a 100 gramas durante o ataque em Salisbury, no Reino Unido.

A informação foi dada pelo diretor-geral da organização de observação internacional contra o uso de armas químicas. 100 gramas é o equivalente a 100 mililitros, o máximo de líquido que se pode transportar numa bagagem de mão quando se viaja de avião. 

Segundo Ahmet Üzümcü, da Organização para a Proibição de Armas Químicas, numa entrevista ao New York Times, a quantidade de Novichok usado foi significativamente mais do que aquele que seria produzido para efeitos de investigação, o que indica que terá sido criado para ser usado como arma.

"Para atividades de pesquisa ou proteção precisaria, por exemplo, de cinco a 10 gramas, mas em Salisbury parece que usaram mais do que isso, sem saber a exata quantidade, foi-me dito que usaram cerca de 50, 100 gramas ou mais, o que vai muito além do que é usado para esses fins de investigação", disse Ahmet.

Amostras do agente nervoso foram retiradas da maçaneta da porta da casa de Skripal, do banco em que o ex-espião e a filha colapsaram depois do envenamento e bem como de "vários outros locais onde estiveram presentes", acrescentou.

"Uma coisa que talvez seja importante notar é que o agente nervoso parece ser bastante persistente, não é afetado pelas condições meteorológicas", referiu, revelando ainda que o Novichok usado era "de elevada pureza".

Cerca de 200 funcionários militares com fatos protetores e botas vão passar os próximos meses a descontaminar nove locais da cidade, onde se verifica a presença do agente nervoso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório