Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Deputados republicanos nomeiam Donald Trump para Nobel da Paz

Um grupo de 18 deputados enviaram uma carta ao comité sueco do prémio.

Notícias ao Minuto

11:30 - 03/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Estados Unidos

Um grupo de 18 deputados republicanos nomeou o presidente norte-americano para o Nobel da Paz de 2019. Numa carta endereçada ao comité do prémio, os republicanos pedem a nomeação de Donald Trump citando o esforço do líder norte-americano para amenizar as tensões nucleares com a Coreia do Norte.

Na carta, que pode conferir na galeria, lê-se que a Coreia do Norte tinha ignorado durante muito tempo as exigências internacionais para parar com as agressões, e que só com os esforços de Trump isso começou a acontecer.

Acrescentavam ainda que tinha sido a sua administração norte-americana a unir a China e outros países de forma a impor sanções e que "essas sanções dizimaram a economia da Coreia do Norte e têm sido vistas como responsáveis por trazerem a Coreia do Norte para a mesa negocial".

Também o presidente sul-coreano Moon Jae-in já tinha dito que o seu homólogo norte-americano era merecedor do Nobel por ter tentado acabar com o programa nuclear da Coreia do Norte.

A ideia de enviar a missiva para o comité norueguês do Nobel foi de um dos deputados, Luke Messer, apoiada depois por mais 17 deputados, conta a Time.

Segundo a Fox News, uma nomeação para o Nobel é considerada válida se for submetida por pessoas de determinadas categorias - incluindo "membros de assembleias nacionais e de governos nacionais (membros de gabinete/ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado.

Donald Trump não é o único presidente norte-americano a ser nomeado para receber a honra. Barack Obama, o seu antecessor, recebeu o prémio em 2009, sendo assim o quarto a receber o Nobel, depois de  Jimmy Carter, Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório