Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fragmento de osso de Papa resgatado do lixo em Londres

A relíquia está ligada ao Papa Clemente I.

Fragmento de osso de Papa resgatado do lixo em Londres
Notícias ao Minuto

09:57 - 02/05/18 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Um pequeno estojo de cabedal com um fragmento de osso, alegadamente, pertencendo a São Clemente, um Papa martirizado há cerca de dois mil anos, foi encontrado no lixo, no centro de Londres, no Reino Unido.

A empresa de recolha de lixo está agora, segundo o Guardian, a pedir sugestões ao público sobre um melhor local de descanso para a relíquia do que um caixote.

A caixa, originalmente selada com lacre de cera vermelha e atada com atilhos cor de vinho, continha um fragmento de osso envolvido por uma redoma de vidro. Na etiqueta interior podia ler-se: "Oss. S Clementis", o osso de São Clemente.

A pequena caixa foi encontrada pela Enviro Waste, que recolhe tanto lixo doméstico como empresarial. O estojo foi encontrado depois de uma recolha que incluía vários locais em Londres, o que faz com que a empresa não consiga saber qual o sítio exato de onde veio a relíquia. Foi encontrada por funcionários da empresa quando analisavam os desperdícios para separar lixo reciclável. 

"Podem imaginar o nosso espanto quando percebemos que a nossa equipa tinha encontrado um osso que pertenceu a um Papa - não é o que se espera ver, mesmo no nosso tipo de trabalho", explicou James Rubin, o dono da empresa de recolha de lixo.

São Clemente ou o Papa Clemente I é uma figura um pouco obscura, sabendo-se, no entanto, que terá sido martirizado pelo imperador Trajano, sendo atado a uma âncora ou pedra (há várias versões) e atirado ao mar ao largo da Crimeia, o que o tornou o santo padroeiro dos marinheiros. O seu corpo terá sido recuperado da água e sepultado em Quersoneso, de onde mais tarde, por ordem de Nicolau I, foi levado para Roma, cidade onde nasceu.

A igreja de São Clemente, em Roma, Itália, terá sido construída sobre as fundações da casa do Papa e alega ter a maior parte dos seus restos mortais preservados num baú de mármore.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório