Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Trump devia ganhar o Prémio Nobel da Paz", diz presidente sul-coreano

As declarações de Moon Jae-in surgem depois da histórica cimeira de sexta-feira com Kim Jong-un. O Chefe de Estado considera que os esforço de Trump para unir as duas Coreias deve ser reconhecido.

"Trump devia ganhar o Prémio Nobel da Paz", diz presidente sul-coreano
Notícias ao Minuto

15:10 - 30/04/18 por Fábio Nunes

Mundo Moon Jae-in

Moon Jae-in, o presidente da Coreia do Sul, não parece ter dúvidas de quem deve ser o próximo Prémio Nobel da Paz. Mas a sua sugestão deve causar surpresa. “O presidente Trump deve ganhar o Prémio Nobel da Paz. Nós só precisamos de paz”, disse num encontro entre responsáveis do governo sul-coreano, de acordo com uma fonte oficial.

A Sky News avança que o presidente sul-coreano considera que os esforços de Trump para unir as duas Coreias deve ser alvo de reconhecimento global.

As declarações de Moon Jae-in surgem depois da histórica cimeira da passada sexta-feira. O presidente da Coreia do Sul encontrou-se com Kim Jong-un e ambos concordaram com uma "completa desnuclearização" da península. 

Esta não é a primeira vez que o líder sul-coreano exalta a ideia de que Trump pode deve receber um Prémio Nobel da Paz. Em janeiro, Moon Jae-in já tinha afirmado que Trump merecia "grande crédito" por conseguir levar os dois países a conversações. "Pode ser o resultado das sanções e pressão norte-americanas".

Donald Trump vai encontrar-se com Kim Jong-un para uma cimeira EUA-Coreia do Norte já em maio ou o mais tardar no início de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório