Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cientista mais velho da Austrália vai receber eutanásia. "Quero morrer"

Suicídio assistido só é legal num estado da Austrália, mas para doentes terminais, que não é o caso de David Goodall, de 104 anos de idade.

Cientista mais velho da Austrália vai receber eutanásia. "Quero morrer"
Notícias ao Minuto

13:29 - 30/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo David Goodall

David Goodall, o cientista mais velho da Austrália, tomou a decisão de viajar até à Suíça para pôr termo à sua vida, recorrendo à eutanásia. O processo terá lugar no próximo mês de maio, numa clínica em Basel, diz a Sky News.

O cientista de 104 anos de idade não sofre de uma doença terminal mas justifica a decisão com a deterioração da sua qualidade de vida. “Arrependo-me amargamente de ter chegado a esta idade”, lamentou Goodall, por altura do seu aniversário, em entrevista à ABC.

“Não estou feliz. Quero morrer. Não é particularmente triste. O que é triste é se uma pessoa é impedida. O que eu sinto é que uma pessoa idosa como eu deveria ter a plenitude dos seus direitos como cidadão, incluindo o direito a suicídio assistido”, indicou.

Recorde-se que a eutanásia é proibida na Austrália, excetuando no estado de Victoria, onde foi legalizada no ano passado. No entanto, esta alteração, que só entra em vigor em junho de 2019, aplica-se apenas a doentes terminais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório