Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Partido maioritário arménio não apresenta candidato a primeiro-ministro

O Partido Republicano da Arménia, que tem maioria no parlamento, anunciou hoje que não vai apresentar um candidato a primeiro-ministro para não causar agitação no país.

Partido maioritário arménio não apresenta candidato a primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

19:26 - 28/04/18 por Lusa

Mundo Arménia

"A direção é ditada pelo interesse do povo, não queremos levar o país pelo caminho da agitação", afirmou o porta-voz, Eduard Sharmazanov, após uma reunião do grupo parlamentar em que participou o primeiro-ministro demitido, Serge Sargsian, e o primeiro-ministro interino, Karen Karapetian.

O partido vai esperar pela designação de todos os candidatos à liderança do governo, embora até agora só o líder da oposição, Nikol Pashinian, se tenha apresentado.

Num comício que se realizou à mesma hora do anúncio dos republicanos, Pashinian declarou perante milhares de apoiantes na cidade de Vanadzor que "seria melhor" para o partido que governa apoiar o "candidato do povo", como se auto designa.

Pashinian exige ser nomeado primeiro-ministro até à realização de eleições antecipadas, mas precisa de ter o apoio de 53 dos 105 deputados do parlamento na sessão extraordinária marcada para 01 de maio. Os republicanos são 55 e o partido de Pashinian só tem nove.

Se não tiver esses apoios, o parlamento marcará nova votação no prazo de uma semana. Se o primeiro-ministro não for nomeado, a Assembleia Nacional estará dissolvida até à realização de novas eleições.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório