Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Avião da Chapecoense caiu por falta de combustível, diz relatório final

As autoridades colombianas revelaram esta sexta-feira as conclusões da investigação ao acidente fatal com o avião que transportava a equipa de futebol brasileira.

Avião da Chapecoense caiu por falta de combustível, diz relatório final
Notícias ao Minuto

15:15 - 27/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Investigação

As autoridades de aeronáutica civil da Colômbia apresentaram esta sexta-feira as conclusões do relatório final sobre o desastre de avião que vitimou 71 pessoas, incluindo grande parte da equipa Chapecoense, a 28 de novembro de 2016.

Segundo a investigação, revelada pelo G1, confirma-se que o combustível do aparelho era insuficiente para fazer o voo direto entre Santa Cruz e Medellin, na Colômbia. Inicialmente o contrato previa uma escala em São Paulo.

O acidente terá acontecido devido à falta de combustível, o que consideram ser uma falta de gestão de risco apropriada da empresa Lamia, uma situação classificada pelas autoridades como "inconcebível".

Os investigadores concluíram ainda que, 40 minutos antes do acidente, o avião já estava em estado de emergência, com luz vermelha e avisos sonoros, sem que a tripulação tenha agido em conformidade.

Os motores acabaram por parar de funcionar e o avião esteve a planar até se despenhar.

No relatório é também descrito que o controlo de tráfego aéreo não tinha conhecimento da situação de emergência em que o aparelho se encontrava. 

Sobre a companhia aérea Lamia, o documento destaca a situação financeira precária e a desorganização administrativa em que se encontrava a empresa. Além disso, refere ainda o documento, a Lamia não cumpria determinações das autoridades de aviação civil em relação ao abastecimento de combustível.

Recorde-se que seis pessoas sobreviveram ao desastre, três jogadores, dois tripulantes e um jornalista e entre as 71 vítimas mortais, estão 22 jogadores do Chapecoense, membros da equipa técnica e convidados, 22 jornalistas e nove tripulantes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório