Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Centenas de tartarugas raras encontradas num apartamento em Madagáscar

Havia animais na casa de banho, na cozinha e em vários locais da casa.

Notícias ao Minuto

09:40 - 27/04/18 por Sara Gouveia

Mundo Redes Sociais

As autoridades encontraram mais de 10 mil tartarugas em vias de extinção num apartamento de dois andares em Madagáscar.

Os animais, que se acredita terem sido caçados, foram encontrados por toda a casa, rodeados de excrementos.

A polícia afirma que no local estavam 9.888 tartarugas vivas, de uma espécie rara nativa do país, e 180 mortas.

"É inimaginável. Foi horrível. Tinham tartarugas na casa de banho, na cozinha, em todo o lado da casa", disse, citado pelo Independent, Soary Randrianjafizanaka, o responsável regional da agência para o ambiente.

As equipas de resgate transportaram os animais para a Village Des Tortues, um santuário a cerca de 30 quilómetros de Toliara, uma cidade portuária a sudeste do país.

Uma semana depois da descoberta, 574 tartarugas morreram de desidratação ou infeções, devido às condições em que se encontravam.

Aquela espécie rara, Astrochelys radiata, conhecida pelo seu padrão em forma de estrela preto e amarelo na carapaça, é procurada por colecionadores de todo o mundo. Com apenas uma a valer cerca de 680 mil euros.

Remover este tipo de tartarugas do seu habitat em Madagáscar é uma ofensa e a sua comercialização está banida por uma convenção internacional.

Antigamente a Astrochelys radiata era um dos animais mais comuns do país, mas nos últimos cinco anos, estima-se que a sua população tenha diminuído para metade - de seis milhões e meio para apenas três milhões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório